in ,

Como ter um guarda-roupas otimizado e funcional.

Temos a tendência a acumular mais roupas do que precisamos e muitas vezes elas nem cabem no espaço que temos pra elas. Guarda-roupas, cômoda, araras e ganchos costumam não ser suficientes para alguém que acumula tanto.

Você não precisa ser minimalista ou essencialista (falaremos sobre a diferença em breve) para ter um guarda-roupas mais otimizado. Você precisa querer e estar disponível para definir suas prioridades e necessidades para torná-lo eficiente.

Durante esse processo de revisitar seu guarda-roupas para torná-lo mais otimizado, pense nos motivos pelos quais você deseja isso. É para ter mais tempo, para diminuir o trabalho em guardar, para usar somente o que ama? São nesses motivos que você precisa se apegar ao fazer essa mudança. E lembre-se que ela não precisa ser de uma hora para outra, ela precisa ser leve e gradual para que não seja um fardo.

1. Destralhar os excessos

Fazer um grande destralhe de uma vez e deixar seu guarda-roupas mais enxuto pode assustar, mas ele é necessário para você ter acesso às suas melhores roupas (que são as que você mais ama). Se você não gosta de alguma peça, se não te serve, se não usa ou tem algo repetido, desapegue!

2. Desapegos diários

Mesmo que você faça um grande destralhe de uma vez, volta e meia você vai precisar e vai sentir a necessidade de tirar do seu guarda-roupas peças que até o momento faziam sentido, mas passaram a não fazer mais. Eu sempre que me visto e sinto que não gosto mais de uma peça ou se ela não me serve mais eu já tiro do guarda-roupas e levo pra sacola do desapego, ela não volta para o armário.

3. Combinar com tudo

Tirando as peças únicas como vestido, macacão e macaquinho, as peças de roupas precisam conversar entre si. Isto é, a maior parte das suas peças de cima precisa combinar com a maior parte das peças de baixo. Você não precisa ter somente peças lisas, apesar delas serem mais fáceis de combinar entre si, você pode manter calças estampadas, por exemplo e combinar com camisas lisas.

4. Peças básicas

As peças básicas são curingas em qualquer look. São aquelas que não tem erro, que são fáceis de combinar com qualquer tipo de peça: as ousadas, as tendências, as estampadas e obviamente com outras básicas. Aquele vestidinho preto, camisa branca, calça jeans são bons exemplos, mas é claro que eles não são obrigatórios, ok ? Somente se fizerem sentido para sua personalidade e gosto pessoal.

5. Roupas versáteis

Você pode se questionar, roupas versáteis não são as roupas básicas? Nem sempre. As versáteis são aquelas que você consegue usar em diversas ocasiões diferentes e não somente em um ambiente. É a roupa que você usa em casa, mas também vai passear, é a roupa de trabalho que também é roupa de sair. Já falamos aqui sobre as famigeradas roupas de ficar em casa e essa leitura tem tudo a ver com o tópico que estamos falando.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

O que você pode fazer pra deixar seu dia mais leve?

O que fazer para evitar o consumo desnecessário