Aqui no Brasil temos o hábito cultural de fazer faxina toda semana e aquela faxina com água pra tudo que é lado, balde cheio de produtos, rodo puxando a água, vassoura com pano de chão, torcendo o excesso no tanque. Ufa, só de escrever já cansei hehehe.
Quando morava com meus pais, limpava a casa como via minha mãe fazendo. Ela obviamente aprendeu com minha vó e repetia o mesmo tipo de faxina. Porém, eu, desde que saí de casa pra morar junto com meu marido, nunca fiz esse tipo de faxina, e nem pretendo fazer.
Sou muito prática e não gosto de usar vários artefatos e produtos de limpeza. Minha limpeza é bem parecida com o que os gringos fazem, exceto por um detalhe ou outro que vou mencionar em outro post.
- Eles raramente usam vassoura! A limpeza do chão é feita com aspirador de pó. É rápido, não levanta poeira e não precisam de pá para recolher o excesso.

- Jogar água na casa inteira não faz parte da faxina dos gringos. Eles basicamente só passam pano no chão com algum produto de limpeza, e não é toda semana. Lá eles usam o MOP, que já virou queridinho no Brasil. Então, nada de torcer pano no tanque por lá.

- Para superfícies horizontais, nos móveis, nos vidros e espelhos e até no vaso sanitário, eles usam lencinhos umedecidos descartáveis anti-bactericidas. Não tem produto pra cada tipo de móvel nem aquele paninho que vai acumulando as poeiras da casa.

Basicamente é isso! Limpeza rápida, prática e eficiente.
Não precisamos de exageros na limpeza da casa, nem perder tempo demasiado para torná-la limpa. Com esse pensamento simples, o momento da faxina vai se tornar menos exaustivo demorado.

