Você já sabe que destralhar é tirar o excesso de itens inúteis e sem valor. Para dar início a um destralhe na sua cozinha, listei dicas rápidas e muito fáceis de serem realizadas e que ao final você certamente se sentirá mais leve e terá uma cozinha muito mais prática.
1. Imãs de geladeira
Tanto imãs de lojas e serviços quanto os de decoração são muito fáceis de serem acumulados nas geladeiras e freezers da nossa cozinha. Além de ficar com o aspecto feio visualmente, aquele excesso de informação na maioria das vezes não é necessário. Hoje encontramos os contatos de serviços, restaurantes e farmácias com muita facilidade na internet e em aplicativos. Que tal deixar a geladeira mais clean?
2. Fechos de embalagens
Principalmente aqueles arames de pão! Fáceis de serem jogados na gaveta por serem tão pequenos, se misturam com os utensílios de cozinha e se perdem rapidamente. Você certamente não precisa da quantidade que tem, mas caso ainda precise de alguns, faça um rolinho desses arames e coloque num potinho (melhor ainda se for reciclado e de vidro), assim ficam visíveis e de fácil acesso. Os fechos de embalagens quebrados, vão para o lixo. Os demais também devem ficar juntos na gaveta.
3. Panos de prato
Também chamados de panos de louça em algumas regiões, são fofos, bordados, tem uma mensagem alegre escrita, mas eles ficam velhos e nem sempre é possível remover as manchas e recuperar a vitalidade deles. Esses paninhos são muito úteis quando estamos cozinhando ou para secar as louças e por isso precisam ficar expostos na cozinha. Não é feio um paninho manchado, velho e sujo pendurado na sua cozinha? Não seria mais prazeroso usar aquele pano de prato bonito e branquinho ?
4. Vasilhas quebradas e sem tampa
Na verdade tudo que está quebrado e não é possível consertar deve ser descartado, a menos que você possa dar outra finalidade para o item. Algumas vasilhas de plástico racham com o tempo, ficam manchadas por alguma comida, pegam cheiro e as tampas se perdem. Dê preferência para vasilhas e potes de vidro pra evitar esses problemas, mas caso tenha alguma vasilha nas situações citadas, não é difícil tirá-las do uso, certo? Da mesma forma, tampas sem as vasilhas também não fazem muito sentido ter.
5. Descartáveis
Se você não trabalha com festas, por que está mantendo itens descartáveis em casa? Honestamente, devemos repensar o uso de itens que não “podem” ser usados novamente (normalmente eles são plásticos como copos, pratos, canudos e afins). Caso você tenha esses itens fechados, é bacana fazer uma doação pra algum que trabalhe com descartáveis. Você pode servir seus amigos e família em suas louças bonitas e lavá-las depois, sem degradar o planeta com mais plástico a toa.

