No início da quarentena muitas pessoas estavam naquela euforia em ser muito produtivas, já que poderiam aproveitar melhor seu tempo em casa. Alguns começaram a praticar exercícios, outros estavam aprendendo outra língua e a maioria estava lendo muitos livros.
Até ai tudo bem. Faz bem aproveitar seu tempo da melhor forma, adquirindo conhecimento, exercitando seu corpo. Porém, as pessoas que não estavam conseguindo dar conta de trabalhar em casa, cuidar da casa, cuidar dos filhos, administrar a família e obviamente o misto de emoções relacionadas ao momento atual, estavam se sentindo inferiores e não produtivas.
“Como assim fulana consegue fazer isso tudo e eu não consigo?” Esse era um questionamento constante na minha cabeça e na de muita gente.
A internet estava abarrotada de conteúdos educacionais que você não podia deixar de consumir. As redes sociais bombavam com lives de atividades físicas, no WhatsApp chegava cada vez mais compartilhamentos de livros em PDF.
Estou falando no passado pois sinto que, após mais de dois meses em isolamento social, as pessoas deixaram de ter essa compulsão pela produtividade lá em cima. E eu escrevo para você, que talvez ainda não tenha deixado de se comparar com a produtividade do outro, ou ainda não encontrou seu ritmo de trabalho e lazer.
Entenda que este momento está sendo único, nunca antes vivido e que está mexendo com as nossas emoções de uma forma sem igual. Portanto, não se prenda na obrigação de ter uma quarentena perfeita, pois ela não está sendo e nem será perfeita para ninguém. Não se sinta pressionado pelas diversas atividades que o seu colega está postando nas redes sociais. Não se cobre em fazer o que o outro conseguiu fazer, pois a sua vida é diferente da dele.
Caso você não seja essa pessoa que quer ser uma máquina de produtividade na quarentena, está tudo bem também. Aproveitar o ócio é necessário de vez em quando. Ao contrário do que muitos pensam, nossa mente não precisa estar o tempo todo pensando e nossa agenda não precisa estar o tempo todo ocupada.
É importante sim, que você, apesar de tudo, mantenha seu propósito durante a quarentena, faça as coisas no seu ritmo e não se force. Sem a sua auto-cobrança você vai ver e sentir como tudo fica mais leve.


One Ping
Pingback:Como manter sua produtividade durante o trabalho em Home Office. – Vida Prática com Propósito