in

Se você se denomina ansioso e se preocupa demais, esse texto é para você.

É natural que precoupacões pairem nossa mente diversas vezes ao longo do dia e nós nem notamos. Muitas dessas preocupações não são tão preocupantes assim, como “será que vai chover?” ou “que roupa devo usar para a reunião?”. Entretanto outros pensamentos causam angústia e ansiedade.

Hoje em dia ansiedade é um assunto bastante falado, pois o mundo moderno e a quantidade de estímulos que recebemos são infinitamente maiores do que há anos atrás quando não existia tanta violência e quando não ficávamos ligados o dia inteiro em computadores, TVs e smartphones.

A ansiedade nada mais é do que a preocupação excessiva em relação a uma situação futura, podendo ser algo cotidiano ou um evento hipotético. Essas preocupações podem acarretar sintomas físicos e emocionais, como dores de cabeça, palpitações ou até mesmo te paralisar frente a uma conversa ou apresentação. Claro que os sintomas e efeitos negativos vão muito além disso e podemos falar sobre em outra postagem.

A questão é que grande parte das situações hipotéticas que nos preocupam não temos controle algum sobre elas ou nem mesmo chegam a ocorrer. Então, o sofrimento por antecipação foi em vão. Ora, se não temos o poder de controlar algo, se não depende de nós essa ação ou se um dia o que te preocupa vai acontecer inevitavelmente, pra que se preocupar a toa?

Não podemos controlar tudo, mas os pensamentos sim. Pode parecer que não, mas temos total controle sobre o que pensamos e nos preocupamos. De agora em diante, cada vez que perceber um pensamento de preocupação surgindo em sua mente, pense: eu tenho como mudar esse cenário que me preocupa? Se sim, trace a solução para tal. Se não, elimine o pensamento.

Exemplo prático: surge em minha mente a preocupação com uma apresentação que terei daqui a uns dias pois tenho medo de me sair mal, de esquecer o que preciso falar. Eu tenho como mudar esse cenário? Sim. Eu posso estudar a fundo o tema que vou abordar, eu posso praticar oratória, posso apresentar o assunto antes para um amigo como treino.

Vamos ocupar nossa mente com o que é importante e com o que nos faz bem.

Comentários

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

5 canais brasileiros no Youtube sobre minimalismo e vida leve [parte 2]

Faxina Americana – Menos tempo lavando e limpando