Falamos no último post sobre você não precisar ser uma máquina de produtividade durante a quarentena. Mas quando se trata de trabalho você ainda precisa manter um bom nível de entrega.
É claro que seu chefe vai entender se você não dispor da internet mais veloz ou se seu filho precisa estar no seu colo durante uma reunião. Ele também vai entender se os seus resultados não forem compatíveis aos pré-pandemia. Porém, você não pode deixar de honrar com suas responsabilidades e dar resultados.
Muitas empresas estão reinventando sua forma de trabalho e de certo as novas modalidades permanecerão pós-pandemia. E é por isso que precisamos cada vez mais nos adaptar ao estilo de trabalho Home Office. Adaptabilidade, inclusive, é um dos comportamentos mais requisitados em um colaborador.
Listei algumas dicas que estão me ajudando a ter bons dias de trabalho em casa e que podem te ajudar também a tornar-se mais capaz de produzir.
1. Crie uma rotina da manhã
Tome um banho, ponha uma roupa confortável e apresentável (mas que não necessariamente seja roupa de trabalho), penteie os cabelos, passe seus cremes corporais e escove os dentes. Arrume a cama, tome café da manhã, prepare seu copo d’agua e faça mais o que for natural na sua rotina da manhã. É importante não ficar de pijama num dia de trabalho, pois a roupa ajuda a informar ao seu cérebro que não é momento de preguiça.
2. Arrume seu ambiente de trabalho
Nem todo mundo tem em casa um escritório ou um cômodo apropriado para o trabalho, mas é importante definir seu local, ainda mais se você for permanecer nessa modalidade por mais tempo. Nem que seja um cantinho na sala ou no quarto, precisamos de uma mesa limpa, sem bagunça para evitar confusão mental e distrações. Eu, por exemplo, precisei criar meu espaço de trabalho no meu quarto.

3. Organize suas tarefas
Já falamos sobre as listas que eu uso no meu dia-a-dia e facilitam o gerenciamento do meu tempo. Uma delas é a lista de trabalho, o que preciso fazer naquele dia e na semana. É claro que imprevistos vão surgir e talvez alterar suas prioridades, mas é importante ter um guia para não esquecer do que precisa ser feito. Eu divido minha lista mentalmente em Urgente, Prioridade e Circunstanciais. Não preciso escrever esses tópicos, mas eu sei a categoria de cada atividade. Ao concluir uma tarefa eu risco da lista e a satisfação de dever cumprido é enorme.
4. Deixe as refeições pré-prontas
Não deixe para começar o preparo da sua refeição (e da família) na hora da sua pausa para o almoço, esse deve ser um momento para te preparar para o segundo round de trabalho. Deixe as refeições pré-preparadas, cozinhe no final de semana e congele porções, deixe os legumes e verduras já higienizados e cortados, faça uma grande quantidade de um prato e vá comendo ao longo da semana.
5. Respeite os horários
Horário de acordar: não é porque estamos em casa que é aceitável acordar faltando pouco para o trabalho, até porque precisamos da rotina da manhã. Horário de iniciar: muitas empresas são flexíveis quanto aos horários de trabalho, desde que você entregue seus resultados. Porém, se você trabalha com atendimento, fornecedores ou depende de outras áreas da empresa, é necessário manter um horário. Horário de almoço e lanche: precisamos desses descansos durante o dia para aliviar a mente e obviamente para nos alimentar. Horário de encerrar: em casa facilmente conseguimos passar do horário de trabalho, porém evite. Apesar de estar no mesmo lugar, é preciso separar trabalho da sua vida pessoal no lar.

