Eu sempre estou atenta às minhas ações e como elas podem contribuir ou interferir no planeta. Quando possível sempre opto por agredir o menos possível o meio-ambiente e acredito que se cada um fizer sua parte, por menor que seja, tornaremos aos poucos o mundo um lugar melhor para nós e as novas gerações viverem.
1. Sou vegetariana
Mas o que ser vegetariano ou vegano tem a ver com o planeta? Tudo!
No Brasil, a maior parte do desmatamento de florestas é feito para habitar fazendas e pastos pra pecuária, para suprir a demanda de consumo de carne bovina. Além de desmatamento, a ação pode resultar em extinção de espécies da flora e fauna e milhões de toneladas de metano são liberadas na atmosfera, exclusivamente, por conta da criação de gado. Gás esse que é extremamente prejudicial a nossa saúde e para o planeta.

2. Não uso absorventes
Substituí os tradicionais absorventes e absorventes internos, ambos feitos com materiais sintéticos como plástico e micro-plástico, pelas calcinhas-absorventes reutilizáveis. Além de ser eco-friendly, são infinitamente mais confortáveis. Há também os absorventes de pano reutilizáveis e o copinho coletor, que são opções mais acessíveis financeiramente e igualmente sustentáveis.

3. Faço esfoliação caseira
Eu evito ao máximo comprar cosméticos industrializados – que muitas vezes nem são necessários – e podem ser substituídos por opções naturais. Esse é o caso do esfoliante. Eu faço esfoliação no rosto uma vez por semana com mel, açúcar ou pó de café. Basicamente uma colher de mel para uma colher de chá de açúcar/café adicionando uma gota d’água (para a mistura ficar menos espessa) é o suficiente pra ficar com a pele lisinha e renovada.

4. Reciclo
Aqui em casa, lixo de papel, plástico, lata e vidro não são misturados com o lixo orgânico. Nós separamos tudo que é reciclável em sacolas diferenciadas e depositamos na lixeira apropriada do condomínio. Caso você não tenha essa facilidade das lixeiras, existem diversos locais apropriados que você pode deixar os recicláveis (dá um google para ser melhor sobre esses locais na sua região). Também separo todas tampinhas de plástico para um ONG de animais que recicla para reverter em dinheiro.

5. Consumo de forma consciente
Basicamente eu não compro o que não é necessário ou que não é útil para mim. Ao comprar roupas (o que raramente acontece) eu preciso ter certeza que vou usá-la. E não me importo em ter roupas usadas; sempre ganho de primas que estão repassando. Essa é uma excelente forma de diminuir o consumo desenfreado de roupas e qualquer outra coisa: doar e receber doações.

6. Evito comprar plástico
Principalmente em relação a compras de supermercado, sempre que tem opção do mesmo produto em vidro ou lata, dou a preferência por comprar desses materiais em vez de plástico. O plástico é um material muito encontrado e muito barato, por isso, ele é menos vantajoso de ser reciclado pelas indústrias.

Pequenas mudanças, que não vão onerar em nada nosso tempo ou dinheiro, fazem uma grande mudança no meio-ambiente. Qual dessas atitudes você tem pratica?

