Estudos sugerem que ser uma pessoa matinal está relacionado a uma melhor saúde mental e menor risco de depressão. Embora a genética desempenhe um papel, a rotina diária desempenha um papel importante na hora de acordar. Pequenos ajustes nos hábitos podem ajudar a tornar alguém mais matinal e melhorar a saúde geral.
O sono tem um impacto significativo na saúde mental e física. Uma boa noite de sono traz energia, concentração, memória afiada, bom humor, diminui o estresse, fortalece o sistema imunológico, enquanto uma noite de sono ruim resulta em fadiga, lentidão, irritabilidade e nebulosidade mental. O sono afeta o funcionamento mental e físico, o sistema imunológico, o metabolismo, o risco de doenças crônicas e outros aspectos do bem-estar.
Quer ter um sono de qualidade?
As necessidades de sono variam com a idade, mas, em média, adolescentes precisam de 8 a 10 horas por noite e adultos precisam de 7 a 9 horas.
Praticar uma boa higiene do sono inclui evitar cochilos tardios ou longos, fazer exercícios de 4 a 6 horas antes de dormir, limitar o consumo de álcool, nicotina e cafeína, evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, limitar a ingestão de alimentos e bebidas antes de dormir, estabelecer uma rotina noturna, eliminar distrações e preparar um ambiente de sono confortável.
Cada pessoa é única e pode ter diferentes necessidades de sono e preferências em relação ao cronotipo (matinal ou noturno). O mais importante é encontrar um padrão de sono que funcione bem para você, permitindo que você desfrute de um descanso adequado e mantenha um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Se persistirem as dificuldades de sono ou a sensação de sonolência excessiva durante o dia, é sempre recomendável buscar orientação médica para obter uma avaliação completa e obter o suporte necessário para garantir uma boa qualidade de sono e bem-estar geral.

